Como tomar banhos de sol correctamente. Protectores solares, vitamina D e outras dicas para se proteger da radiação solar.

Verão em cheio. Estamos a apanhar banhos de sol, a bronzear e a descansar debaixo do céu azul. Mas será que sabemos que precauções tomar para nos mantermos livres do perigo causado pelos raios solares? E será que sabemos como aplicar o protector e qual é o período de exposição mais seguro? E a vitamina D? Existe mais algum método para nos protegermos do sol?

Porque devemos tomar banhos de sol?

Todos os anos, somos avisados por dermatologistas contra o excesso de exposição solar, especialmente nas horas de maior calor, queimaduras, cancro de pele e abcessos. Por um lado, estão completamente correctos. Por outro lado, estas pessoas não mencionam o lado positivo dos banhos de sol. Qual é? É bem sabido que o sol permite a produção de vitamina D no corpo humano. Porque é que precisamos desta vitamina? Basicamente, esta substância contribui para o funcionamento normal esquelético, nervoso, muscular, imune, cardiovascular e reprodutivo.

Além disso, a vitamina D ajuda ao trabalho dos tecidos e influência o nível de melanina. No entanto, insuficiência ou overdose de vitamina D pode resultar no desenvolvimento de doenças graves. Nessas circunstâncias, não hesite em tomar banhos de sol, no entanto lembre-se de o fazer em segurança. Meia hora por dia de exposição solar é suficiente para um bronzeado saudável e produção no nosso organismo de quantidades suficientes de vitamina D.

Sun Rise

Como aplicar os protectores? Que outras maneiras existem de resguardar a pele dos efeitos prejudiciais do sol? A verdade é, todos os cosméticos que incluem na sua composição filtros UV tendem a dar enfase a pontos secos no corpo e também branqueiam a cara. Por essa razão, antes de cada aplicação do produto, é aconselhável esfoliar a pele e depois distribuir o cosmético pelo corpo. O efeito branqueador pode ser escondido por baixo de um bronzeador ou pó matte mais escuro. Além disso, não se esqueça de cobrir as partes mais delicadas do seu corpo que são especialmente vulneráveis aos danos dos raios solares. Tais partes são as pálpebras, couro cabeludo, orelhas, lábios, atrás do pescoço, joelhos, pele do corpo escondida por baixo das roupas e pés. E sabe que outras técnicas existem para se proteger dos raios solares? Azeite, óleo de noz, maças, café, chá, vinho verde, brócolos ou manjericão são vistos como produtos com resultados satisfatórios. As substâncias incluídas nos produtos mencionados têm características protectoras. Além disso, estão cheias de vitaminas e minerais. Graças a eles, a sua pele ficará mais bonita e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *